01/Aug/2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (31/07) a extensão por 90 dias das tarifas comerciais sobre produtos mexicanos. O México continuará pagando uma tarifa de 25% sobre fentanil, 25% sobre automóveis e 50% sobre aço, alumínio e cobre, nos mesmos termos do acerto anterior. Em publicação em rede social, Trump afirmou que o México ainda concordou em “encerrar imediatamente suas barreiras comerciais não tarifárias, das quais havia muitas". O republicano pontuou ainda que os dois países seguirão dialogando ao longo dos próximos 90 dias com o objetivo de assinar um acordo comercial dentro desse período, ou além dele.
Trump destacou também que haverá cooperação contínua na fronteira em todos os aspectos relacionados à segurança, incluindo tráfico de drogas e imigração ilegal para os Estados Unidos. Segundo o norte-americano, a conversa telefônica com a presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, foi "muito bem-sucedida". Para ele, as complexidades de um acordo com o México são um tanto diferentes das de outras nações, por conta tanto dos problemas quanto dos ativos relacionados à fronteira. A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou que teve uma conversa "muito boa" com o presidente dos Estados Unidos. Foi possível evitar o aumento de tarifas anunciado para 1º de agosto e há um prazo de 90 dias para construir um acordo de longo prazo por meio do diálogo.
A presidente do México afirmou que, na conversa que teve com Donald Trump, apresentou uma proposta de como reduzir o déficit comercial mexicano com os Estados Unidos. O pacto acertado nesta quinta-feira (31/07) salvaguarda o Acordo Estados Unidos-México-Canadá (USMCA), enquanto a dirigente afirmou que teve, no momento, o melhor pacto possível. O México pretende avançar nas negociações com os Estados Unidos e destacou que o país apresentou seus pontos de vista sobre regulamentação comercial com os Estados Unidos para determinação de parâmetros que possam servir de base para acordos de longo prazo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.