ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Jul/2025

UE espera chegar a acordo comercial com os EUA

O acordo comercial entre Estados Unidos e União Europeia está próximo de ser alcançado, afirmou o porta-voz da Comissão Europeia, braço executivo do bloco, Olof Gill. A União Europeia continua a se engajar intensamente com os Estados Unidos em nível técnico e político. Ele declinou dar mais detalhes sobre um potencial acordo. Sobre a lista de contramedidas, a expectativa é de que as listas sejam colocadas em práticas, mas a União Europeia precisa se preparar para todas as eventualidades e ser capaz de negociar com os Estados Unidos em uma posição forte.

Os países membros da União Europeia aprovaram um pacote de tarifas retaliatórias sobre produtos dos Estados Unidos que pode entrar em vigor no começo de agosto, na ausência de um acordo comercial entre as duas partes. A lista abrange 93 bilhões de euros em exportações anuais de produtos dos Estados Unidos para a União Europeia, incluindo aviões, pasta de amendoim e uísque. As tarifas podem chegar a 30%. A aprovação da lista ocorre apesar do crescente otimismo de que os Estados Unidos e a União Europeia possam chegar a um acordo que estabeleceria tarifas de 15% ao bloco.

Autoridades da União Europeia e dos Estados Unidos alertaram que um acordo ainda não é certo e que qualquer eventual compromisso exigiria a aprovação do presidente norte-americano, Donald Trump. Em meados deste mês, Trump ameaçou impor tarifas de 30% ao bloco a partir de 1º de agosto. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que o foco da União Europeia é alcançar uma solução negociada com os Estados Unidos e que estão em andamento "discussões políticas intensas". "Todos os instrumentos continuam 'na mesa' até que tenhamos resultado satisfatório em negociações", ressaltou. Fontes: The Guardian e Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.