ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Jul/2025

Brasil recebe membros do Parlamento Europeu/INTA

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) recebeu, na segunda-feira (21/07), em Brasília, uma comitiva da Comissão de Comércio Internacional (INTA) do Parlamento Europeu e a embaixadora da União Europeia no País, Marian Schuegraf. O encontro discutiu temas ligados ao comércio entre Brasil e o bloco europeu e a importância do acordo Mercosul-UE. A CNA destacou a importância e o crescimento do agronegócio brasileiro. A agricultura brasileira continua em expansão. Na última safra, bateu mais um recorde, colhendo 338 milhões de toneladas de grãos. Esse crescimento impulsiona para busca de novos mercados com mais competitividade e sustentabilidade ambiental.

A embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, enfatizou o papel estratégico do Brasil na segurança alimentar global e na produção sustentável, além da relevância do acordo entre Mercosul e União Europeia. O presidente da Comissão de Comércio Internacional do Parlamento Europeu, Bernd Lange, também ressaltou a importância da cooperação entre os blocos. “A mensagem central deve ser de união. O acordo pode gerar benefícios mútuos. Trata-se de um tema transversal, e queremos alcançar nossos objetivos com base em práticas sustentáveis”, afirmou. Durante a reunião, a CNA apresentou o funcionamento do Sistema CNA/Senar e dados que mostram a importância do agro na economia brasileira e da tecnologia que tornou o País uma das agriculturas mais sustentáveis do mundo.

Foi destacado, também, o compromisso do produtor rural brasileiro com a legislação ambiental e o papel transformador da agropecuária no desenvolvimento regional do País. A agricultura tem impulsionado o desenvolvimento do interior do Brasil, especialmente em regiões mais afastadas dos grandes centros. Onde a agropecuária se estabelece, há um grande impacto social, não apenas nas propriedades diretamente envolvidas, mas em todo o município. A União Europeia é o segundo principal destino das exportações do agro brasileiro. Fonte: CNA. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.