18/Jul/2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que divulgará em breve uma tarifa única para cerca de 150 parceiros comerciais restantes que irão variar de "10% a 15%". "Tarifas em 1º de agosto serão muito significativas", afirmou ele. Ele comentou ainda que há possibilidade de um acordo com a União Europeia, mas que está "indiferente" para isso, e que ainda é muito cedo para falar sobre acordo com Canadá. O conselheiro econômico da Casa Branca, Peter Navarro, afirmou que a administração norte-americana possui "vários acordos comerciais agora, mas muitos deles são unilaterais".
Ele justificou o cenário dizendo que "tiveram que enviar cartas às pessoas". "O problema é que eles ([outros países) possuem tão bons acordos para 'ferrar' os Estados Unidos que eles ficaram relutantes, mas nós temos mais de 90% do déficit 'coberto' pelas cartas ou acordos de agora", disse. "Estamos em um bom lugar, confie em Donald Trump", acrescentou.
A secretária de Comunicação e porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou nesta quinta-feira (17/07) que a Rússia estará sujeita a "tarifas acentuadas" pelo governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se não houver um acordo sobre a guerra na Ucrânia em 50 dias. Leavitt também abordou as negociações comerciais com a União Europeia, citando que o bloco está ansioso para um acordo, enquanto foi vaga sobre as conversas com o Canadá. A porta-voz afirmou ainda que os Estados Unidos estão recebendo trilhões de dólares em investimentos privados. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.