ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

14/Jul/2025

Brasil eleva importações dos EUA no 1º semestre

Segundo a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil), as importações brasileiras provenientes dos Estados Unidos cresceram 11,5% no primeiro semestre deste ano na comparação com o ano passado, ritmo maior do que o observado em relação às compras do resto do mundo (8,3%). Os números constam no Monitor do Comércio Brasil-EUA. O setor que mais se destaca nessa pauta de importação é a indústria de transformação, cuja participação subiu de 87,7% para 90,6% entre o primeiro semestre de 2024 e o primeiro de 2025.

Houve, por outro lado, queda na indústria extrativa (11,9% para 9%). A agropecuária manteve os 0,3% de participação na pauta observados no primeiro semestre do ano passado. Entre os produtos cuja importação vinda dos Estados Unidos mais aumentou, a Amcham destaca óleos combustíveis (37,1%), petróleo bruto (35,7%), aeronaves (+35,7%) e motores e máquinas não elétricas (26,2%). Também houve aumento importante em medicamentos e produtos farmacêuticos (30,1%) e outros medicamentos (19,3%).

A entidade destaca ainda que o gás natural deixou de figurar na lista dos dez principais produtos em 2025, por conta da recuperação dos reservatórios brasileiros e de uma maior produção interna. O estado de São Paulo foi o principal destino (31,2%) das compras vindas dos EUA em 2025 até aqui, seguido do Rio de Janeiro (21,3%) e da Bahia (5,6%). Em meio ao temor com o anúncio de tarifas de 50% a produtos brasileiros para entrarem nos Estados Unidos e possíveis retaliações do governo federal, a Amcham defende o "esforço diplomático" para uma solução negociada no curto prazo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.