ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

10/Jul/2025

Mapa: XXI Campanha Anual da Produção Orgânica

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) lançou na terça-feira (08/07), em parceria com instituições públicas e privadas, a XXI Campanha Anual de Lançamento da Produção Orgânica. Com o lema “Produtos Orgânicos: saúde e vida”, a iniciativa reforça o compromisso com a agroecologia e a produção orgânica como estratégias de desenvolvimento rural, segurança alimentar e inclusão social. Promovida pela Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo (SDI), a campanha tem como objetivo ampliar o diálogo com a sociedade, fortalecer as redes de produção e consumo responsável, além de incentivar práticas agrícolas sustentáveis, respeitando a biodiversidade, a saúde e a vida em todas as suas formas. Essa ação, realizada anualmente, visa incentivar práticas sustentáveis no campo e ampliar o consumo de alimentos orgânicos no Brasil.

Este é um esforço conjunto do Mapa e demais parceiros para apoiar a divulgação dessa campanha, que é um importante instrumento de fortalecimento do setor, tanto para quem produz quanto para quem consome. Foi destacada a inclusão do produto orgânico no Plano Safra, por meio da Resolução nº 5.152/2024 do Conselho Monetário Nacional. Isso garante uma taxa de juros 0,5% menor nos financiamentos para produtores orgânicos, o que representa um avanço significativo para o setor. Durante o evento de lançamento, painéis temáticos destacaram boas práticas de produção e os benefícios do consumo de alimentos orgânicos. Ao final da solenidade, o público pôde visitar uma exposição de produtos, voltada à conscientização sobre a importância de uma alimentação saudável. O evento reúne agricultoras, agricultores e representantes de diversas regiões, que trazem não apenas suas experiências, mas também suas demandas.

Isso permite ao governo transformar essas contribuições em políticas públicas e ações concretas para a promoção da agricultura orgânica nos territórios. É, portanto, um momento fundamental de escuta, construção coletiva e valorização da produção orgânica como instrumento de desenvolvimento sustentável e justiça social. Para a Comissão Nacional de Produção Orgânica (CNPORG), o lançamento da campanha do alimento orgânico é um espaço marcante, para a sociedade civil, pois permite o diálogo com toda a estrutura governamental dos ministérios. Este ano, o lema da campanha é ‘Saúde e Vida’, porque é por meio da alimentação que construímos a relação entre o campo e a cidade. Não há como dissociar um alimento de qualidade da promoção da saúde. “Afinal, somos o que comemos”, destacou. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.