10/Jul/2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (09/07) mais uma rodada de tarifas de importação contra países com os quais, segundo ele, os Estados Unidos mantêm relações comerciais "desiguais". As novas tarifas entram em vigor em 1º de agosto e atingem Argélia, Filipinas, Líbia, Iraque, Moldávia e Brunei, com alíquotas que variam entre 20% e 30%. As tarifas serão de 30% sobre produtos da Argélia, Líbia e Iraque, 25% sobre produtos da Moldávia e de Brunei, e 20% sobre as importações originárias das Filipinas. Com essa nova rodada, o total de países que receberam cartas de Donald Trump com acordos comerciais foi a 20. As cartas enviadas por Trump aos governos desses países repetem os mesmos termos utilizados nas comunicações anteriores, como as dirigidas a Japão, Coreia do Sul, África do Sul, Tunísia e outros.
Trump afirma que os países se beneficiam de acesso ao mercado dos Estados Unidos ao mesmo tempo em que impõem barreiras às exportações norte-americanas. Ele condiciona a suspensão das tarifas à conclusão de acordos bilaterais antes do fim de julho. As cartas também contêm uma cláusula de retaliação. Donald Trump ameaça elevar ainda mais as tarifas caso os países respondam com medidas semelhantes. "Se por qualquer razão vocês decidirem aumentar suas tarifas, o valor que escolherem será somado ao (valor) que cobramos", diz os textos. As tarifas são independentes de tarifas setoriais já existentes e, além disso, os documentos alertam que bens transbordados para evitar tarifas mais altas estarão sujeitos à tarifa mais alta" embora sem detalhes sobre a forma de aplicação da regra.
Ainda, nesta quarta-feira (09/08), Trump anunciou uma alíquota tarifária de 30% sobre o Sri Lanka e reafirmou que os Estados Unidos mantêm relações comerciais "desiguais" com o país, repetindo os termos de outras cartas comerciais já enviadas. As novas tarifas entram em vigor em 1º de agosto. No documento publicado em rede social, o presidente norte-americano pontua a cláusula de retaliação e ameaça elevar ainda mais as tarifas caso o país responda com medidas semelhantes. O Sri Lanka é o sétimo país a receber a carta sobre tarifas apenas nesta quarta-feira (09/07). O total de países que receberam cartas de Trump com acordos comerciais foi a 21. Donald Trump afirmou que mais cartas sobre tarifas serão enviadas a parceiros comerciais. Ele repetiu que tem uma boa relação com o presidente da China, Xi Jinping, e que o país está pagando muitas tarifas para os Estados Unidos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.