10/Jul/2025
A União Europeia pretende fechar um acordo comercial com os Estados Unidos antes de 1º de agosto, possivelmente nos próximos dias, afirmou a Comissão Europeia nesta quarta-feira (09/07). A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou que está trabalhando próxima a autoridades norte-americanas para alcançar um acordo comercial, mas que mantém uma "postura firme". Segundo ela, o bloco está se preparando para "todos os cenários". A preferência é por uma solução negociada, buscando uma estrutura confiável para construir o comércio comum.
A mensagem é clara: a União Europeia defende seus princípios e interesses e continua a trabalhar em boa fé. Von der Leyen comentou ainda que teve uma boa conversa com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para ajudar no avanço das negociações. A presidente da Comissão Europeia também destacou o trabalho do bloco para finalizar acordos comerciais com o Mercosul, México, Suíça e Índia. No caso da Índia, von der Leyen espera concluir o acordo até o fim deste ano.
Sobre o Mercosul, ela pontuou que o "enorme mercado" é uma grande oportunidade para países europeus e que poderá ser acessado por empresas e consumidores dos dois lados. A União Europeia fará mais acordos, porque o mundo busca por parceiros em que possa contar, e a Europa é este parceiro, defendeu. O presidente dos Estados Unidos decidiu adiar a implementação de suas chamadas tarifas recíprocas para 1º de agosto depois que assessores, incluindo o secretário do Tesouro, Scott Bessent, disseram que ele poderia fechar acordos comerciais com mais tempo.
Autoridades do governo norte-americano sentiam que estavam progredindo em acordos com vários parceiros comerciais, como a Índia e a União Europeia, à medida que o prazo anterior de Trump se aproximava. Uma pausa inicial nas tarifas recíprocas estava programada para expirar nesta quarta-feira (09/07), até que foi adiada novamente a data de implementação por três semanas. Trump enviou cartas alertando os países sobre as taxas que eles enfrentariam naquele dia. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.