09/Jul/2025
O embaixador André Corrêa do Lago, escolhido para presidir a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), comentou que poucos países no mundo têm tanto a ganhar com a transição energética quanto Brasil e Índia, e que as duas nações são atores centrais nas negociações climáticas, como as que ocorrerão na cúpula marcada para novembro, em Belém (PA). Ao tentarem ser líderes nessa nova economia, os dois países têm mais um motivo para se aproximarem, afirmou durante o Fórum Econômico Brasil-Índia. Lago foi embaixador na Índia por quase cinco anos e destacou que, enquanto a Índia acelera a produção de energia eólica e solar de maneira impressionante, o Brasil aposta na nova economia de biocombustíveis.
A COP30 é importante para o Brasil se dar conta das vantagens das suas tecnologias e das atividades dessa nova economia, que vai se tornar mundial. Por outro lado, as duas nações enfrentam desafios relevantes, do ponto de vista social e ambiental, para uma transição energética justa. O Brasil tem o desmatamento, que aumenta muito as emissões e que pouco está atrelado a atividades legais. A Índia ainda tem um desafio maior de colocar um contingente muito grande de pessoas mais próximo do patamar internacional de consumo de energia. Em relação à COP-30, a organização segue dialogando para resolver a questão da hospedagem. Com a oferta limitada, casas e hotéis elevaram os preços de locação em até dez vezes.
Em geral, nas cidades que sediam as cúpulas, os valores costumam dobrar. Sobre os fóruns de negociação internacionais, Lago afirmou que esses espaços são importantes para a construção de resultados, ainda que nem sempre imediatos. Ele lembrou que, na COP28, realizada em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU), foram tomadas decisões relevantes dentro de um compromisso ambiental, entre elas triplicar as energias renováveis no mundo, duplicar a eficiência energética e fazer com que a maioria dos países se comprometesse a ser neutra em carbono até 2050. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.