ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Jul/2025

Brics: multilateralismo, questão climática e ONU

O bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (Brics) reiterou o compromisso com o sistema internacional multilateral e o fortalecimento do Sul Global para uma governança mais inclusiva e sustentável, capaz de tornar o arranjo mais “justo, equitativo, ágil, eficiente, responsivo, representativo, legítimo, democrático e responsável”. As conclusões fazem parte da declaração final da cúpula. O documento destaca a adoção, pelos países-membros, do Pacto do Futuro na Cúpula do Futuro, incluindo o Pacto Digital Global e a Declaração sobre as Gerações Futuras.

No tópico sobre reforma da governança global, os Brics reafirmam compromisso com a defesa do direito internacional, mas apelam novamente à reforma do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para incluir representantes de países emergentes e em desenvolvimento da África, Ásia e América Latina. Segundo o comunicado, China e Rússia “reiteraram o apoio às aspirações do Brasil e da Índia de desempenhar um papel mais relevante nas Nações Unidas”, incluindo no Conselho de Segurança. Os Brics também reconheceram as “aspirações legítimas dos países africanos, refletidas no Consenso de Ezulwini e na Declaração de Sirte”, mas não mencionaram especificamente a candidatura da África do Sul a uma vaga permanente no colegiado, ponto levantado como entrave pelo Egito e pela Etiópia.

Os países-membros do Brics reiteraram na declaração final da cúpula, divulgada antecipadamente neste domingo, que economias desenvolvidas devem providenciar o financiamento climático para ações de mitigação em países em desenvolvimento. A declaração também "saúda" a candidatura da Índia para sediar a COP33 em 2028 e ressalta o "compromisso total" dos países do Brics em garantir o sucesso da COP30, que acontecerá em novembro deste ano em Belém, no Pará. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.