ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

04/Jul/2025

EUA: incertezas tarifárias podem elevar a inflação

O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) de Atlanta, Raphael Bostic, alertou nesta quinta-feira (03/07) que as incertezas sobre tarifas comerciais podem prolongar a pressão sobre os preços nos Estados Unidos, exigindo cautela na condução da política monetária. Há um risco significativo de que a pressão altista sobre os preços persista por algum tempo, com tarifas. A lentidão na definição das alíquotas finais tem gerado hesitação entre empresários. As tarifas não foram definidas rapidamente, deixando as empresas incertas sobre quais serão as alíquotas finais e à espera para tomar decisões de preços.

A resposta dos consumidores ao eventual repasse desses custos ainda é incerta. Em meio a esse cenário, Bostic defendeu maior clareza do Fed sobre um dos pilares de seu duplo mandato. O Fed precisa ser mais explícito na forma como discute seu mandato de emprego. Se o mercado de trabalho começasse a se deteriorar, com aumento do desemprego ou empregadores planejando demissões, isso teria que ser considerado. O mercado de trabalho já está basicamente na meta, o que permite redirecionar o foco do Fed sobre a inflação.

O dirigente também rebateu pressões externas sobre o banco central norte-americano, ao afirmar que todo banco central no mundo é alvo de opiniões externas, muitas vezes de pessoas "alheias à instituição", e que essas opiniões não devem servir como norte das suas decisões. É essencial que a atuação do Fed continue sendo guiada por dados e pela missão institucional. Já o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Scott Bessent, afirmou que não foi vista inflação em decorrência as tarifas, que não são inflacionárias. Para ele, os comentários de que as tarifas prejudicariam a economia e os mercados não se concretizaram. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.