ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

03/Jul/2025

EUA e Vietnã firmam um novo acordo comercial

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quarta-feira (02/07) que firmou um novo acordo comercial com o Vietnã que prevê tarifas de 20% sobre todos os produtos vietnamitas exportados aos Estados Unidos e de 40% sobre reexportações do país. Em contrapartida, o Vietnã abriria integralmente seu mercado para produtos norte-americanos, com isenção total de tarifas. "Os termos são os seguintes: o Vietnã pagará aos Estados Unidos uma tarifa de 20% sobre todos os bens enviados ao nosso território, e uma tarifa de 40% sobre qualquer reexportação (transshipping)", afirmou Trump. "Em troca, o Vietnã fará algo que nunca fez antes: concederá aos Estados Unidos ACESSO TOTAL ao seu mercado para fins comerciais."

Segundo Trump, "eles vão abrir seu mercado aos Estados Unidos', o que significa que poderemos vender nossos produtos no Vietnã com tarifa zero". Trump também aproveitou para promover a indústria automobilística norte-americana. "Na minha opinião, o SUV, ou, como às vezes é chamado, veículo de motor grande, que faz tanto sucesso nos Estados Unidos, será uma adição maravilhosa às diversas linhas de produtos disponíveis no Vietnã", escreveu. O secretário-geral do partido comunista do Vietnã, Tô Lâm, confirmou que garantirá acesso de mercado preferencial para bens norte-americanos, incluindo automóveis, em conversa por telefone com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Em troca, os Estados Unidos reduzirão as tarifas recíprocas em muitas exportações vietnamitas e continuarão a trabalhar com o país para resolver problemas relacionados ao comércio. Lam pediu que os Estados Unidos reconheçam o Vietnã como uma economia de mercado e eliminem restrições de exportação sobre produtos de tecnologia avançada, além de convidar Trump para visitar o país. Autoridades dos Estados Unidos vinham sinalizando expectativas por uma série de acordos comerciais antes do prazo de 9 de julho para o estabelecimento das tarifas recíprocas. Donald Trump voltou a dizer que o país está perto de um entendimento com a Índia, mas disse "duvidar" de que será possível costurar um pacto com o Japão. Fontes: Broadcast Agro e Vietnam News Agency (VNA). Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.