23/Jun/2025
Neste mês, quatro edições da Caravana do Agro Exportador movimentaram diferentes regiões do País. Coordenada pela Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), a ação tem aproximado produtores, agricultores e empresários em torno de um objetivo comum: ampliar o acesso dos produtos agropecuários brasileiros ao mercado internacional. Em Belo Horizonte (MG), a caravana integrou a programação da feira Megaleite, com foco no setor de leite e genética bovina. Foram detalhadas iniciativas como o Passaporte Agro e a plataforma Agroinsight.
Os adidos agrícolas do Brasil na Indonésia e na Colômbia reforçaram o potencial desses mercados para a genética leiteira brasileira. Na Bahia, houve três edições distintas. A primeira ocorreu em Salvador, com foco no setor de cacau e chocolate. Realizada em parceria com a AIEX e a Unifacs, a caravana reuniu produtores, estudantes de pós-graduação e empresas exportadoras para debater estratégias de inserção internacional. O adido agrícola do Brasil na Turquia destacou a demanda crescente do mercado turco por chocolates e derivados de cacau brasileiros.
A segunda parada no Estado foi em Remanso, durante o Seminário de Caprinos e Ovinos. Com cerca de 250 participantes, o evento reuniu representantes do Sebrae, Banco do Nordeste, Consórcio Nordeste, Conab e da certificadora halal Fambras. Os adidos agrícolas na Arábia Saudita, Egito e Emirados Árabes Unidos discutiram caminhos para ampliar a presença da carne de caprinos e ovinos brasileiros no mundo muçulmano. Em Luís Eduardo Magalhães, a caravana integrou a programação da Bahia Farm Show, segunda maior feira agrícola do País.
Com a presença dos adidos agrícolas na Índia e no Vietnã, o evento abordou oportunidades comerciais para grãos, frutas e outras cadeias produtivas relevantes ao agronegócio nacional. Entre os dias 26 e 29 de junho, a Caravana do Agro Exportador estará em Aquidauana, no Mato Grosso do Sul. No dia 8 de julho, Montes Claros, no interior de Minas Gerais, recebe a iniciativa itinerante que promove a escuta ativa e a aproximação entre o campo e o mercado global. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.