17/Jun/2025
O grupo empresarial Sustainable Business COP30 (SB COP), lançado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), ganhou uma chancela internacional. A SB COP passou a integrar a plataforma da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC). A plataforma Marrakech Partnership for Global Climate Action articula iniciativas de atores não estatais para acelerar a implementação do Acordo de Paris. A ambição da SB COP é estruturar uma representação empresarial internacional nas negociações climáticas, nos moldes, por exemplo, do B20, grupo empresarial com representação oficial nas reuniões do G20. Entre os objetivos da SB COP estão o fortalecimento do diálogo com governos e organizações multilaterais e a promoção de casos concretos de transição para uma economia de baixo carbono.
A SB COP reúne empresários e executivos que representam companhias brasileiras e internacionais e se divide em oito grupos temáticos, cada um coordenado por uma ou mais empresas. Os temas são: Transição energética, Economia circular e materiais, Bioeconomia, Sistemas alimentares, Soluções baseadas na natureza (NbS, na sigla em inglês), Cidades sustentáveis, Finanças de transição e investimento, Empregos verdes e capacitação. Entre os nomes que lideram os grupos estão executivos da Solvay, Ambipar, Natura, JBS, Re.Green, MRV, EB Capital e Schneider Electric. Na sede da Schneider Electric em Paris, inclusive, a SB COP realizou na primeira semana de junho um evento sobre COP30 com a presença de autoridades brasileiras, que estavam na delegação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Nesse dia, SB COP entregou documento com suas prioridades para a COP30 ao presidente da conferência, embaixador André Corrêa do Lago. O documento tem como principais mensagens a meta de acelerar a transição energética, fortalecer o financiamento climático e promover uma transição justa. Nesta semana, o grupo empresarial estará presente em Bonn (Alemanha), onde começa hoje a 62ª reunião dos Órgãos Subsidiários da Organização das Nações Unidas. Menos visível ao grande público do que as Conferências das Partes anuais, o encontro em Bonn tem papel central no calendário climático da ONU, por ser o primeiro espaço formal de negociações do ano e preparar tecnicamente e politicamente o caminho rumo à próxima Conferência do Clima.
A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) será realizada em novembro em Belém (PA). Em Bonn, a SB COP realiza juntamente com a Câmara de Comércio Internacional (ICC) um evento para apresentar as prioridades temáticas de seus grupos de trabalho e dialogar com negociadores sobre contribuições do setor privado à agenda climática. O evento será realizado no dia 19 de junho. Na COP30, em novembro, o grupo empresarial também estará presente. A SB COP participa da conferência junto com a CNI, que manterá um estande próprio, como nas edições anteriores da conferência da ONU. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.