ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/Jun/2025

Brasil: clima está favorável aos cultivos agrícolas

Segundo levantamento da EarthDaily Agro, as condições climáticas seguem favoráveis para o milho 2ª safra de 2025 e a cana-de-açúcar na maior parte do País. No Paraná, as chuvas dos últimos dez dias ficaram 30% acima da média histórica, acumulando mais de 50 milímetros e beneficiando as lavouras que estão enchendo grãos. Porém, há risco de geadas pontuais no oeste Estado nos próximos dias. As médias das temperaturas mínimas observadas permanecem dentro ou muito próximas da normalidade para o período, sem indicativos de valores inferiores a 6°C. Não foram registradas geadas fortes nos últimos dias. Os modelos meteorológicos ECMWF e GFS, usados para prever o tempo, apresentam cenários diferentes para os próximos dias. O ECMWF indica risco baixo de geadas, enquanto o GFS projeta temperaturas abaixo da média na Região Sul, especialmente no oeste do Paraná.

Mesmo assim, a previsão é que as temperaturas mínimas fiquem acima de 6°C, limite considerado crítico para as plantas. Uma nova onda de frio está prevista para 20 de junho, mas o risco de geadas moderadas ou fortes permanece baixo. As chuvas acima da média na Região Sul podem beneficiar o milho 2ª safra de 2025 em fase crítica de desenvolvimento, embora possam atrasar o plantio do trigo. O monitoramento feito por satélite mostra que as lavouras de milho no Paraná estão se desenvolvendo bem. O NDVI (índice que mede a saúde da vegetação) está superior ao de 2024, ano considerado bom para a cultura. No Rio Grande do Sul, não há previsão de geadas intensas. Geadas leves, quando ocorrem, podem até ajudar no controle de pragas e doenças, melhorando a produtividade.

Em Mato Grosso, maior produtor nacional, a colheita da 2ª safra de 2025 começou em boas condições. Choveu forte em apenas um dia recentemente, o que ajudou o andamento dos trabalhos no campo. O NDVI também indica boa produtividade nesta safra. Além disso, estão sendo esperadas chuvas acima da média em grande parte da Região Sul. Embora esse excesso de umidade possa limitar temporariamente o avanço do plantio de trigo, também pode beneficiar as lavouras de milho 2ª safra de 2025 no Paraná que estão em fase crítica de enchimento de grãos. A cana-de-açúcar também está sendo beneficiada pelas chuvas de junho. Em algumas regiões, choveu nos primeiros 11 dias do mês o equivalente à média de todo junho, favorecendo o desenvolvimento da cana-de-açúcar que será cortada no segundo semestre. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.