ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Jun/2025

PIB Agro avança com estímulos do governo e clima

O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da agropecuária no 1º trimestre deste ano é resultado das políticas de incentivo do governo à produção, além da contribuição favorável do clima. A agropecuária é a ‘mola propulsora’ da economia, com os incentivos feitos pelo governo. É consequência gerada de dois Planos Safras recordes seguidos, da abertura de 381 novos mercados para a agropecuária brasileira, com aumento de volumes de exportação. É um conjunto de ações do governo com o clima favorável que faz com que puxe o resultado positivo da economia.

O PIB da agropecuária cresceu 12,2% no 1º trimestre deste ano ante o 4º trimestre do ano passado e avançou 10,2% ante igual período do ano passado. O PIB nacional avançou 1,4% ante o 4º trimestre de 2024 e 2,9% na comparação anual. Para Fávaro, os resultados do PIB agro e do PIB nacional não são surpresas. “Mesmo decepcionando alguns economistas que desdenham da capacidade do governo do presidente Lula em fazer a economia crescer, em estimular o crescimento da economia, tínhamos convicção do crescimento. Há pelo menos uma década, o Brasil não tinha um ciclo de crescimento positivo e robusto como está ocorrendo nesses três anos", comemorou o ministro.

O resultado do PIB da agropecuária no 1º trimestre deste ano foi recorde para o período, puxado pelo avanço no desempenho da soja, milho e arroz, segundo o IBGE. Para o ministro, tanto no caso do milho, quanto do arroz, os resultados têm correlação com as políticas de governo. No caso do arroz, o ministro citou medidas de estímulo ao cultivo do cereal, enquanto no milho, mencionou incentivos do governo para produção de etanol e ampliações na comercialização de grãos secos de destilaria (subproduto do etanol de milho) que contribuem para preços remuneradores e estimulam a produção.

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) afirmou que o governo federal está bastante otimista com o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e previu que este ano quem deve dar o impulso do crescimento é o setor do agronegócio. No ano passado, quem impulsionou o PIB foi a indústria. E este ano, quem deve dar o impulso é o agronegócio. A provisão é de mais de 10% de crescimento da safra. E a boa notícia para a economia: com uma safra maior, o preço deve cair para o consumidor. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.