26/May/2025
A suspensão da importação de carne de frango do Brasil por vários países, em razão dos casos de gripe aviária, deve trazer alívio inflacionário de curto prazo, dada a perspectiva de redirecionamento da oferta para o mercado interno. A perspectiva é de um Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre 0,05% e 0,10% mais baixo nos próximos meses do que o inicialmente previsto. Porém, com a retomada das exportações, deve ocorrer o efeito ‘rebote’ nos preços de carne de frango e por isso o efeito líquido dos casos de gripe aviária para a inflação tende a ser nulo no longo prazo. A Quantitas estima um impacto baixista de cerca de 0,10% para a inflação, diluído nas três próximas leituras do IPCA. É um efeito direto no preço das aves, mas também indireto via outras proteínas, como a de carne bovina e principalmente ovo.
Porém, que no longo prazo, o efeito tende a ser neutro, à medida que as exportações sejam normalizadas. De qualquer forma é um cenário incerto. O Bradesco trabalha com um impacto desinflacionário mais brando, de 0,06% para o IPCA cheio nos próximos meses. Apenas para a inflação de alimentos, o alívio deve ser de 0,4%, diluído nas próximas leituras do IPCA. A estimativa do Bradesco parte de um cenário em que as exportações ficarão suspensas por dois meses. O tempo de embargo anunciado pelos parceiros comerciais até agora, porém, é variado. China e União Europeia, por exemplo, suspenderam a compra por 60 dias, enquanto a Argentina anunciou o embargo por tempo indeterminado. Caso a suspensão passe a valer apenas para aves do Rio Grande do Sul, e não para o Brasil todo, o impacto desinflacionário também pode ser menor. A Rússia, por exemplo, flexibilizou as suspensões, proibindo apenas a importação de carne de aves e derivados do Estado.
A Warren Investimentos trabalha com um impacto baixista entre 0,05% e 0,10% nas próximas leituras do IPCA, também levando em consideração um cenário em que as suspensões à compra das aves brasileiras são desfeitas em 60 dias. Neste período, os preços devem recuar moderadamente. Visto que não há como reduzir a produção agora, o abate vai acontecer, mesmo havendo estoques, alguma oferta adicional será disponibilizada no mercado doméstico. Na LCA 4intelligence, houve revisão para baixo na projeção para o IPCA de junho, de 0,47% para 0,41%. A restrição nas exportações deve ampliar a oferta doméstica de aves e de ovos, puxando o preço desses itens para baixo. O efeito-substituição sinaliza que tamanho evento poderá impactar também na precificação do boi gordo. O Brasil registrou o primeiro caso de gripe aviária em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul, no dia 16 de maio. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.