ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

16/May/2025

UE espera melhores condições no acordo com EUA

A União Europeia (UE) quer um acordo comercial com os Estados Unidos que preveja uma redução de tarifas maior do que as alcançadas nas negociações com o Reino Unido e a China. As negociações EUA-UE estão progredindo. Caso uma tarifa básica de 10% seja a oferta final do governo do presidente norte-americano Donald Trump, a União Europeia pode retaliar com tarifas mais altas sobre as importações dos Estados Unidos. As tarifas altas prejudicam tanto os Estados Unidos quanto a União Europeia. A Irlanda, por exemplo, abriga grandes empresas farmacêuticas norte-americanas que fabricam seus produtos no local para, posteriormente, enviá-los de volta aos Estados Unidos.

A ideia de que a Irlanda ou a União Europeia representem qualquer tipo de ameaça à segurança dos Estados Unidos é considerada como “absurda”. Segundo o comissário europeu de Comércio, Maros Sefcovic, ele e o secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, tiveram uma "ligação construtiva" na quarta-feira (14/05), e o objetivo é resolver os desafios imediatos, mas também lançar as bases para uma cooperação mais profunda. O comissário europeu para Comércio e Segurança Econômica afirmou nesta quinta-feira (15/05) que a União Europeia (UE) sempre teve uma boa relação comercial com os Estados Unidos e que se não fossem as tarifas, Estados Unidos e União Europeia não seriam problemas um para o outro.

As duas potências globais mantêm trocas comerciais historicamente positivas e vantajosas para ambos os lados. Em grandes e massivas relações comerciais, é preciso buscar soluções construtivas. A ideia é acelerar as discussões para um acordo comercial entre União Europeia e Estados Unidos. Todos os acordos comerciais assinados pelo bloco são mutuamente benéficos. Ele citou avanços em negociações bilaterais com Japão, Canadá e Reino Unido. A Europa quer o livre comércio e é conhecida por sua estabilidade econômica e respeitada mundialmente.

Ainda, o governo dos Estados Unidos informou à União Europeia que deseja discutir as tarifas agrícolas e as barreiras não tarifárias do bloco nas negociações comerciais. Os Estados Unidos também querem abordar a segurança econômica (um termo frequentemente usado para se referir às preocupações com o domínio econômico da China em certos setores e cadeias de suprimentos) e questões digitais. Os Estados Unidos sinalizaram as questões em um documento recentemente compartilhado com a União Europeia, enquanto ambos os lados buscam intensificar as negociações sobre um possível acordo comercial. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.