09/May/2025
Realizada às vésperas da visita do presidente de Angola, João Lourenço, ao Brasil, a missão do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) ao país africano teve como objetivo preparar propostas de avanço na cooperação bilateral no setor agropecuário. Para isso, será elaborado um documento pelas entidades participantes da missão, que contou com cerca de 30 empresários, com propostas para a viabilização das parcerias entre Brasil e Angola visando o desenvolvimento agropecuário. O material será entregue ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por ocasião do encontro presidencial, no dia 23 de maio.
Durante a missão do agronegócio brasileiro em Angola, os empresários realizaram visitas técnicas a propriedades rurais e participaram de reuniões com entidades governamentais para tirar dúvidas sobre questões técnicas e legais, condições de solo, clima e mercado. Angola tem cerca de 35 milhões de hectares de potencial agrícola, clima com duas estações bem definidas, com período chuvoso e estação seca, possui topografia plana, excelente para mecanização, e solos com boas condições físicas, semelhantes às do Cerrado brasileiro.
Há oportunidades para não só vender os produtos brasileiros, mas também plantar, ocupar terras férteis. A ideia é construir um tratado que incentive produtores brasileiros a produzirem em Angola, ampliando áreas, comprando equipamentos, máquinas, serviços do Brasil, gerando riqueza no País e vão também transferir dividendos, crescendo a economia brasileira e gerando oportunidades, renda e riqueza também em Angola, detalhou o ministro da Agricultura Carlos Fávaro.
A missão do agronegócio brasileiro em Angola termina no dia 10 de maio. A delegação empresarial, junto ao adido agrícola José Guilherme Leal e o diretor de Promoção e Investimentos Estrangeiros do Mapa, André Okubo, realiza visitas técnicas na província de Cuanza-Norte e Luanda. De 20 a 22 de maio, em Brasília, será realizado o encontro de Ministros da África, com a participação de cerca de 50 delegações. O presidente de Angola será recepcionado pelo presidente Lula no dia 23 de maio. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.