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07/May/2025

Estratégias de internacionalização do Agro brasileiro

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apresentou um panorama da presença do Brasil no comércio agropecuário global. O encontro, realizado em parceria com a Amcham Brasil, reuniu produtores, empresários e representantes institucionais para debater os avanços e desafios da inserção internacional do agro brasileiro. Foi apresentado um resultado expressivo: 356 novos mercados abertos para produtos agropecuários brasileiros desde 2023. Isso significa mais oportunidades para quem está no campo, mais renda, mais empregos e maior reconhecimento da qualidade do que o Brasil produz. Desde o início de 2023, já são mais de 350 mercados abertos para produtos da agropecuária brasileira, o que tem ampliado significativamente a presença do Brasil no comércio internacional, destacou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro. A lista de destinos hoje soma 63 países, com destaque para mercados que passaram a importar diversos produtos como carnes, frutas, pescados, sementes e material genético.

A estratégia tem sido ampliar a pauta e fomentar a agregação de valor ao que sai das porteiras. Destaque para a importância de instrumentos desenvolvidos pelo Mapa para apoiar o produtor, como o AgroInsight, ferramenta que já gerou mais de 300 relatórios de inteligência comercial, a partir do trabalho dos 40 adidos agrícolas em 38 postos internacionais. O ConectAgro facilita o acesso a informações sobre o trabalho dos adidos, estatísticas e oportunidades comerciais, e o Passaporte Agro, lançado neste ano para apoiar diretamente produtores interessados em exportar para mercados recém-abertos. Essas ferramentas são formas de encurtar a distância entre o produtor e o mercado internacional. A ideia é transformar informação em acesso real a oportunidades. Outro ponto de destaque foi o programa Caminho Verde Brasil, que mira a recuperação de 40 milhões de hectares de áreas degradadas, promovendo produção com base em práticas sustentáveis.

A proposta está alinhada com a crescente demanda internacional por cadeias produtivas mais responsáveis do ponto de vista ambiental. Em meio ao atual cenário global, o Brasil tem reforçado sua atuação diplomática com base na geopolítica da paz, mantendo o diálogo com diversos parceiros comerciais e contribuindo para a segurança alimentar, climática e energética. Em 2024, as exportações do agronegócio brasileiro somaram US$ 164,4 bilhões, lideradas por soja (US$ 53,9 bilhões), carnes (US$ 26,2 bilhões), açúcar e álcool (US$ 19,7 bilhões), produtos florestais (US$ 17,3 bilhões) e café (US$ 12,3 bilhões). Destaca-se ainda o crescimento de 20% nas exportações de produtos não tradicionais, como ervas, pulses e gergelim. O trabalho do Mapa tem sido mostrar ao mundo que o agro brasileiro é competitivo, seguro e sustentável. E, acima de tudo, está pronto para atender aos mercados mais exigentes. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.