ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

07/May/2025

Canadá e EUA iniciaram diálogo sobre as tarifas

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou ter tido uma "conversa muito construtiva" com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após um encontro nesta terça-feira (06/05). Segundo Carney, o diálogo marcou o “começo do fim de um processo de redefinição da relação Canadá-EUA". O dirigente seguiu categórico ao rejeitar qualquer possibilidade de anexação do país ao vizinho. " O Canadá não está e nunca estará à venda", reiterou em resposta a comentários de Trump sobre o país, eventualmente, se tornar o "51º estado norte-americano". O premiê disse ter sido "muito claro" com Trump quanto à sua posição: as negociações serão feitas como dois países soberanos. "É preciso separar o desejo da realidade. Pedi que ele parasse de falar sobre o Canadá se tornar o 51º estado dos Estados Unidos. É neste ponto que começa uma discussão séria", completou.

Ao comentar as tensões comerciais entre os dois países, Carney avaliou que foi estabelecida uma boa base para o avanço das conversas, mas reconheceu que não houve decisões sobre tarifas. A discussão tarifária com os Estados Unidos é muito complexa e estão sendo abordadas uma grande quantidade de questões, por isso o progresso não será necessariamente evidente durante as negociações. Ainda assim, o primeiro-ministro demonstrou otimismo. "Queremos seguir adiante com negociações comerciais com os norte-americanos" e "veremos quanto tempo vai levar até os Estados Unidos tirarem as tarifas sobre o Canadá". Carney adiantou que ele e Trump concordaram em manter novas rodadas de diálogo nas próximas semanas, inclusive durante o encontro do G7.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, adotou um tom conciliador ao comentar nesta terça-feira (06/05) a relação do país com Canadá e México, afirmando que não vê "nenhuma tensão" com as duas nações. Apesar da fala, Trump voltou a afirmar que os países vizinhos devem "pagar mais dinheiro" aos Estados Unidos, por meio das tarifas. Trump relatou ter tido um encontro produtivo com o novo primeiro-ministro canadense, Mark Carney. Trump também elogiou a presidente do México, Claudia Sheinbaum e afirmou que os Estados Unidos estão conversando com vários países sobre acordos comerciais. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.