ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

24/Apr/2025

Brasil deverá se beneficiar da “geopolítica da paz”

Segundo o secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Luis Rua, a abertura de novos mercados e a ampliação de outros continuam sendo prioridades do Ministério da Agricultura. Desde 2023, quando se iniciou a atual gestão, 349 mercados foram abertos para produtos agropecuários do Brasil, dos quais 49 apenas neste ano. Com isso, há maior diversificação da pauta exportadora. Um trabalho lento que envolve promoção comercial. O secretário destacou também iniciativas da pasta para ampliação do comércio em mercados já abertos, que somam 100 até o momento.

Algumas ampliações têm peso até maior que abertura, como habilitações de frigoríficos para a China, a adoção do pré-listing para as Filipinas, Chile, Cuba, Singapura. São ampliações que já levaram ao aumento das exportações brasileiras para estes países. Há ainda uma mudança tarifária na Coreia do Sul, que permitiu aumentar o volume exportado de suco de laranja brasileiro. No âmbito da promoção comercial, foram ressaltadas iniciativas em andamento na Pasta a fim de avançar o acesso de exportadores brasileiros aos mercados abertos, como o Pool de Tradings, o ConectAgro, o AgroInsights, a Caravana Agro.

O comércio internacional é difícil. A intenção é aproximar exportadores e empresas e apresentar as oportunidades potenciais de comércio. O Brasil pode ser protagonista na chamada ‘geopolítica da paz’, em momento de recrudescimento de instabilidades mundiais. Poucas geografias do mundo têm a capacidade de entregar produtos com atributos do Brasil, como sanidade, qualidade e complementaridade. O Brasil não deixará de apoiar os países que necessitem. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.