ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

22/Apr/2025

FMI fará cortes nas projeções da economia global

O Fundo Monetário Internacional (FMI) vai promover cortes significativos em suas projeções de crescimento para os países e a economia global, antevendo efeitos da guerra comercial desencadeada pelo tarifaço do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Apesar disso, não vê uma recessão em seu cenário base. O FMI anuncia suas novas projeções econômicas nesta semana. As novas projeções de crescimento incluirão reduções significativas, mas não recessão. Também haverá aumentos nas previsões de inflação para alguns países.

Ao pautar as tarifas dos Estados Unidos, o FMI afirmou que a resiliência do mundo está sendo testada novamente pela reinicialização do sistema comercial global. A volatilidade dos mercados financeiros está alta. E a incerteza da política comercial está fora do normal. É o maior nível de incerteza comercial das últimas duas décadas. Foi feito alerta para os impactos negativos do aumento das tarifas recíprocas de Donald Trump, com decisões de investimento sendo adiadas, como tem alertado banqueiros de Wall Street. Dentre eles, destaca-se ainda que a incerteza tem um custo elevado, e que cresce ao longo do tempo, que barreiras comerciais impactam o crescimento antecipadamente e podem corroer a produtividade a longo prazo, especialmente em economias menores.

Tarifas, como todos os impostos, aumentam a receita à custa da redução e da mudança de atividade, e evidências de episódios anteriores sugerem que tarifas mais altas não são pagas apenas pelos parceiros comerciais. Diante da erosão da confiança no sistema internacional e entre os países, o FMI defendeu uma economia global mais equilibrada e resiliente. Barreiras desviam o fluxo, com alguns países sendo inundados por importações baratas e outros à beira da escassez. O comércio continua, mas as interrupções geram custos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.