17/Apr/2025
O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) avalia que as medidas implementadas pelo governo para o enfrentamento da inflação de alimentos já estão se refletindo na contenção dos preços no mercado doméstico. Azeite e sardinhas, por exemplo, tiveram redução de valor no mercado. Há expectativa de queda dos preços de ovos após a Páscoa, com os valores retornando a patamares razoáveis. Para o café, a perspectiva é de manutenção dos preços na safra atual.
A resistência da inflação de alimentos, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de alimentos e bebidas foi de 1,17% em março, preocupa o governo pela redução do poder de compra da população e o impacto direto na popularidade do governo. O cenário exige cautela na avaliação do comportamento da inflação de alimentos. É preciso também ver o impacto dos movimentos internacionais nos preços das commodities com os reflexos das mudanças tarifárias impostas pelos Estados Unidos.
No que é possível ser feito, o governo implementou um conjunto de medidas, como a negociação com supermercados e redução da alíquota da importação de alimentos. Mas, em contexto de emergência climática, haverá anos de oscilações maiores e oscilações menores de preços que afetam, de forma substantiva, os preços do mercado. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.