ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Apr/2025

Os setores que podem tirar proveito da volatilidade

Segundo a Siegen, empresa especializada recuperação judicial, setores que sabem tirar proveito de momentos de volatilidade são os que devem se sair melhor da atual crise no comércio global provocada pelo tarifaço dos Estados Unidos. Vale destaque para as tradings. As tradings, empresas que atuam na compra e venda de ativos financeiros, como ações, moedas, commodities e criptomoedas são organizações que conseguem identificar o timing correto comprar e vender ativos das subidas e descidas dos preços dos ativos, de forma a obterem lucros com a volatilidade. Na agropecuária, por exemplo, da porteira para dentro da fazenda, a participação do segmento na composição do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), é de 5,5% a 6%. Mas da porteira para fora, ou seja, as atividades econômicas que dependem diretamente do agronegócio, as atividades chegam a quase um terço do PIB do Brasil.

Então, café e azeite, por exemplo, não é só segmentos do plantio, para frente também acaba tendo o reflexo, seja positivo ou negativo, de acordo com o preço, com a safra do que vai acontecendo. Então, o agronegócio hoje, de fato, é muito importante no Brasil. E o que o mundo vai comprar do Brasil no segundo semestre vai pautar o crescimento do agronegócio para esse ano, se o País terá um PIB maior ou menor, uma inflação maior ou menor. As oportunidades estão muito mais em cima desses pontos de especulação do que de uma atividade específica em si. E, nesse caso, está muito claro que quem estiver atento, estudando muito, sendo conhecedor dessas idas e vindas, é que vai ganhar com essas oscilações de bolsa e de câmbio. Isso não vai ter muito a ver com a atividade que vai ser feita, mas vai ter muito a ver com essa percepção de quando comprar e de quando vender, de quando vender ação, de quando comprar ação, de quando vender câmbio, de quando vender câmbio, de quando comprar produto importado.

Nestes momentos de volatilidade, quase todo mundo fica de olho no financeiro especulando câmbio e bolsa, mas esquece da importância de saber quando comprar ou vender um produto, de quando fazer um estoque e de quando vender o estoque. Saber fazer a gestão do estoque vai fazer uma diferença muito grande ao longo do ano para quem vai ter sucesso ou não. Comprar estoque na baixa, vender na alta, não se estocar muito na alta, perceber esses movimentos vai definir quem se sairá melhor nessa crise. No agronegócio, por exemplo, existe muito isso, tem aqueles contratos que são fechados de spot e aqueles contratos que estão fechados de longo prazo. Então, há grandes empresas como Bunge, Louis Dreyfus Company, que compram nesse mercado já sabendo mais ou menos dessa oscilação e que vão ganhar muito. Então, as tradings têm uma chance de sucesso muito grande e, por outro lado, para as que não souberem trabalhar, o risco é muito grande também. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.