17/Apr/2025
A Califórnia entrou com uma ação federal contestando as tarifas impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, alegando que ele não tem autoridade para impor essas cobranças de forma unilateral. O governador Gavin Newsom afirmou que as tarifas estão causando danos irreparáveis à Califórnia, o Estado com a maior economia do país. As tarifas ilegais do presidente Trump estão causando caos para as famílias, empresas e para a nossa economia, disse Newsom.
A Califórnia está pedindo à Justiça que declare as tarifas nulas e impeça sua implementação. A ação foi protocolada nesta quarta-feira (16/04) no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Norte da Califórnia. O processo argumenta que a Lei de Poderes Econômicos de Emergência Internacional dá ao presidente autoridade para agir em resposta a ameaças econômicas estrangeiras, mas impor tarifas não está entre essas ações permitidas.
Em resposta, o governo norte-americano afirmou que “em vez de se concentrar na criminalidade desenfreada, na falta de moradia e na falta de acessibilidade econômica da Califórnia, Gavin Newsom está gastando seu tempo tentando bloquear os esforços históricos do presidente Donald Trump para finalmente resolver a emergência nacional dos persistentes déficits comerciais de mercadorias do nosso país”. Como o maior estado manufatureiro e exportador agrícola do país, a economia da Califórnia é altamente dependente do comércio internacional. Amêndoas, pistaches e laticínios estão entre as maiores exportações do Estado, enquanto peças de computador e eletrônicos são as maiores exportações. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.