03/Apr/2025
O professor emérito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, disse esperar que Brasil e Estados Unidos cheguem a um entendimento quanto às negociações sobre tarifas. O Brasil está indo bem, está com tranquilidade, não está fazendo bravata nem ameaças. O Brasil está levando o tema na base do diálogo, da conversa e do entendimento.
O maior risco das medidas tarifárias de Donald Trump é a escalada do protecionismo globalmente. Isso pode gerar um neoprotecionismo generalizado, além da relação bilateral entre Brasil e Estados Unidos, com uma reciprocidade global em relação às medidas norte-americanas. Outros países vão reagir. Haverá um novo protecionismo em países que são importadores de produtos brasileiros, o que vai afetar a agropecuária nacional.
Uma das respostas a serem dadas pelo governo brasileiro é acionar a Organização Mundial do Comércio (OMC). Se houver perigo sério para o Brasil, recorrer à OMC é importante. Inclusive, o governo tem anunciado que vai acionar a OMC, apesar de ela ter perdido o seu protagonismo nos últimos anos com alguns colegiados inativos. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.