ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

02/Apr/2025

EUA: tarifa de cerca de 20% sobre as importações

Assessores do governo dos Estados Unidos elaboraram uma proposta para que o país imponha tarifas de cerca de 20% à maioria das importações. A equipe do está considerando usar trilhões de dólares em novas receitas de importação para um eventual reembolso de impostos. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que as tarifas que serão aplicadas aos parceiros comerciais serão mútuas. "Mas seremos mais gentis; relativamente mais lenientes", afirmou ele. Trump afirmou acreditar que vários países eliminarão tarifas contra os Estados Unidos.

Ainda, Trump afirmou que está preocupado que as tarifas possam empurrar aliados em direção à China. De fato, a China, o Japão e a Coreia do Sul concordaram em responder conjuntamente às tarifas norte-americanas. O presidente disse ainda que padrões de 2020 serão aplicadas para regulamentação ambiental. Donald Trump, realizará comentários no evento "Make America Wealthy Again", nesta quarta-feira (02/04) às 17h (de Brasília). Há expectativas para que, na ocasião, o republicano anuncie as tarifas recíprocas.

Segundo a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, o dia 2 de abril será uma das datas mais marcantes da história moderna. Quem fabricar nos Estados Unidos, não pagará nenhuma tarifa. O presidente tomará medida histórica para melhorar a competitividade dos Estados Unidos. As tarifas recíprocas e sobre veículos entrarão em vigor no dia 3 abril. Alguns poucos países foram convocados para discutir tarifas. Fonte: Washington Post e Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.