ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Mar/2025

COP30 tem que ser a “COP das implementações”

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), destacou na sexta-feira (28/03) a importância de a COP30, a ser realizada em Belém, se tornar um marco para transformar compromissos climáticos em ações concretas. Durante discurso no COP30 Business Forum, promovido em São Paulo pela Câmara Americana de Comércio (Amcham Brasil), ele afirmou que o Brasil tem a "legitimidade singular" para liderar a agenda ambiental. A COP30 não pode ser apenas de intenções; tem que ser a COP das implementações. Ele reforçou a necessidade de engajamento de governos, setor privado e sociedade civil.

O governador também enfatizou que o Pará reduziu o desmatamento em 50% entre 2018 e 2024, saindo de 4,4 mil Km² para 2,2 mil Km², mas ressaltou que ainda há muito a fazer. Ele abordou o leilão de 10 mil hectares de áreas degradadas para restauro florestal, realizado na B3 na sexta-feira (28/03). O projeto deve gerar 2 mil empregos verdes e R$ 200 milhões em investimentos, sendo parte da meta do Estado de restaurar 5,7 milhões de hectares. A iniciativa privada foi chamada para plantar floresta e monetizar o carbono. É um case que pode ser replicado no Brasil todo.

Barbalho também destacou o potencial do Pará como exportador de créditos de carbono, com previsão de 300 mil toneladas até 2027, e citou avanços na rastreabilidade da pecuária, com 26 milhões de cabeças de gado identificadas individualmente. O governador reforçou os esforços para transformar Belém em uma "cidade melhor" até novembro, com investimentos em mobilidade, saneamento e infraestrutura turística. Por fim, defendeu que países desenvolvidos apoiem financeiramente as nações em desenvolvimento na transição verde. Esses países não podem carregar sozinhos o peso das mudanças climáticas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.