ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

31/Mar/2025

EUA considerando renegociar USMCA após tensões

O presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Estados Unidos convocou o presidente do país, Donald Trump, a renegociar o acordo de livre comércio entre Canadá-Estados Unidos-México (USMCA) a fim de proporcionar uma alternativa às novas tarifas sobre automóveis anunciadas na semana passada. Os republicanos da Câmara e os empresários norte-americanos querem que o governo desenvolva um plano estratégico sobre tarifas, o qual pode proporcionar certeza para a economia. A intenção é renegociar o USMA. Donald Trump afirmou ter tido uma conversa "extremamente produtiva" com o primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney.

Haverá uma reunião logo após as próximas eleições no Canadá. O encontro entre os líderes deve abordar temas como política, comércio e outros fatores que serão benéficos tanto para os Estados Unidos quanto para o Canadá, acrescentou Trump. A ligação telefônica ocorreu na sexta-feira (28/03), em um momento de tensão crescente entre os dois países, às vésperas da entrada em vigor das tarifas recíprocas norte-americanas, em 2 de abril. Na quinta-feira (27/03), Carney declarou que a “antiga relação que tínhamos com os Estados Unidos, baseada na integração das duas economias e na estreita cooperação em segurança e assuntos militares, chegou ao fim".

O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou que ele e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, concordaram que as negociações sobre uma nova parceria econômica e de segurança entre os dois países devem começar após a eleição canadense, em 28 de abril. Após a ligação "construtiva" com o republicano, o premiê informou que o Canadá irá impor tarifas retaliatórias sobre produtos norte-americanos, em resposta às sobretaxas que serão aplicadas a partir de 2 de abril. Fontes: Bloomberg e Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.