25/Mar/2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (24/03) que novas tarifas sobre carros, aço, alumínio e fármacos serão anunciadas "em um futuro próximo", destacando que a medida trará bilhões de dólares ao país. "Essas tarifas manterão os impostos baixos nos Estados Unidos", declarou Trump, reforçando que o anúncio das tarifas será feito muito em breve, e não em "um futuro mais distante". Em meio aos anúncios, Trump citou que o lançamento do Serviço de Receita Externa ocorrerá em 2 de abril, data que ele chama de "dia das tarifas recíprocas", que devem ser implementadas neste dia.
Donald Trump afirmou que “os impostos vão ser muito reduzidos nos Estados Unidos com o Serviço de Receita Externa" e garantiu que a receita externa vai cobrir os gastos internos em breve. Ele também celebrou o retorno de empresas ao país, afirmando que US$ 4 trilhões em negócios estão voltando para os Estados Unidos. Além disso, também reforçou que os preços já abaixaram de maneira bem significativa nos Estados Unidos, citando quedas nos valores de alimentos e energia.
Quanto à política monetária, Trump reiterou sua expectativa de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) reduza as taxas de juros. Donald Trump também afirmou que pode conceder "várias pausas em tarifas para diversos países", mas adiantou que anunciará sobretaxas adicionais nos próximos dias. As novas taxas devem atingir setores como automóveis, madeira e chips, além de penalizar países que mantiverem negócios com a Venezuela. Apesar da escalada protecionista, Trump sinalizou flexibilidade em alguns casos, afirmando que "nem todas as tarifas começarão em 2 de abril", mas não mencionou as exceções. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.