19/Mar/2025
Segundo a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a safra de grãos 2024/2025 enfrentará, além dos já conhecidos gargalos na infraestrutura de transportes, uma alta de 100% no custo do frete na comparação com o ano passado. Não há tempo hábil para que as demandas de infraestrutura sejam atendidas já na safra atual, que pode bater recorde de volume produzido. Essa safra já está rodando as estradas. Agora, é preciso resolver para o próximo Plano Safra. Conforme estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), devem ser produzidas 328 milhões de toneladas de grãos na safra 2024/2025. A previsão representa uma alta de mais de 10% em comparação com o volume colhido no ciclo anterior (2023/2024), com acréscimo de mais de 30 milhões de toneladas de 16 tipos de grãos.
Entre as prioridades no campo logístico para o próximo Plano Safra, a ser apresentado entre junho e julho, está a ampliação da capacidade de armazenagem. A demanda será pela retomada de recursos específicos para armazéns. A safra brasileira fica nos caminhões indo para o porto. É preciso resolver isso e dentro do Plano Safra. É uma oportunidade de fazer isso. O setor ainda não verifica resultados concretos de investimentos anunciados pelo governo para a infraestrutura de transporte. No início de fevereiro, o Executivo apresentou um conjunto de obras para o escoamento da safra de grãos deste ano. Entre projetos de intervenções rodoviárias, ferroviária, em portos e hidrovias, totalizam R$ 7,15 bilhões. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.