14/Mar/2025
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta quinta-feira (13/03) que se a União Europeia não retirar a "desagradável" tarifa de 50% sobre o uísque norte-americano, ele retaliará com uma tarifa de 200% sobre todos os vinhos, champanhe e produtos alcoólicos da França e de toda a Europa. "Isso será ótimo para os negócios de vinho e champanhe nos Estados Unidos", afirmou. Donald Trump, afirmou que não se curvará em relação às tarifas voltadas a metais do Canadá e sobre as tarifas de 2 de abril. "Não precisamos de carros, madeira serra e energia do Canadá", disse o republicano nesta quinta-feira (13/03).
"Haverá algumas interrupções, mas não durarão muito", afirmou, se referindo a potenciais problemas na cadeia envolvida nos produtos que são alvos de tarifas. O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, disse que conversará com representantes da União Europeia. A fala acontece um dia após a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciar contramedidas para as tarifas norte-americanas do presidente Donald Trump. Lutnick afirmou que Trump sempre responderá às retaliações de tarifas de maneira maior e mais forte e mencionou que a Europa e Canadá não respeitam o presidente norte-americano.
As tarifas recíprocas serão aplicadas para países que também tarifam os Estados Unidos. O representante defendeu que carros norte-americanos não possuem boas vendas na Europa, Japão e Coreia do Sul, e que a Índia "bloqueia" agricultores norte-americanos, assim como a China. Segundo ele, esses países bloqueiam os Estados Unidos de fazerem negócios em seus países. O secretário também afirmou que o México e o Canadá precisam parar de levar fentanil para os Estados Unidos e que a China, por sua vez, deve parar de fabricá-lo. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.