ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

27/Feb/2025

Ministério da Agricultura: rodada de entregas em MT

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, inicia, nesta semana, uma série de entregas de ações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em Mato Grosso. De 28 de fevereiro a 8 de março, serão realizados atos em nove municípios de três regiões do Estado. A caravana começa pela região sul, onde serão realizadas as entregas do Programa Estratégico de Fortalecimento Estrutural de Assentamentos Rurais e Sustentabilidade da Agricultura Familiar em Mato Grosso, desenvolvido pelo Mapa em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). São mais de R$ 30 milhões investidos no programa em todo o estado para a capacitação, entrega de maquinário e equipamentos a associações e cooperativas de 37 assentamentos que beneficiam mais de 3,9 mil famílias.

O programa ainda conta com uma capacitação voltada para o empreendedorismo feminino, o Elas na Agricultura, que visa desenvolver o protagonismo das mulheres no campo. Mato Grosso já é destaque no mundo pela sua produção agropecuária, mas os mato-grossenses não podem viver em bolhas de prosperidade, vendo as oportunidades passarem de um lado para o outro, sempre nas mesmas regiões. Por isso, foi desenvolvido um programa estruturante, que além de capacitar, permite que agricultores assentados e cooperados contem com toda a estrutura necessária para aumentar sua produtividade e se tornarem mais competitivos, explicou o ministro. Em Pedra Preta, serão realizadas as entregas de patrulhas completas e equipamentos para 12 assentamentos no dia 28 de fevereiro.

Na mesma data, também receberão o maquinário os assentamentos de São José do Povo. No sábado (1º/303), o ministro Carlos Fávaro realiza um grande ato em Rondonópolis. Na região médio-norte, a primeira rodada de entregas será nos municípios de Tangará da Serra, Nova Olímpia e Nortelândia, nos dias 3 e 4 de março. Ao todo, são cinco assentamentos beneficiados nos três municípios. As ações seguem na Baixada Cuiabana. Na sexta-feira (07/03), além da entrega de máquinas e equipamentos em Várzea Grande, o ministro fará uma visita à comunidade do Córrego Fundo, em Acorizal, uma das contempladas com o Projeto de Geração de Energia Fotovoltaica Rural, realizado pela Mapa junto com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura de Mato Grosso (Fetagri-MT), para a instalação de placas de energias fotovoltaicas em 140 comunidades rurais.

No município também será assinada a Ordem de Serviço para a construção do Abatedouro de Caprinos e Ovinos. Encerrando esta primeira etapa de entrega de ações do Mapa, no sábado (08/03), em Nossa Senhora do Livramento, onde também haverá entregas do Programa Estratégico de Fortalecimento Estrutural de Assentamentos Rurais e Sustentabilidade da Agricultura Familiar em Mato Grosso e do Projeto de Geração de Energia Fotovoltaica Rural, será apresentado o projeto de construção do Centro de Pesquisa da Unidade Mista de Pesquisa e Inovação (Umipi) da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) da Baixada Cuiabana e o lançamento de novas obras no município. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.