ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Feb/2025

Seguros: Brasil líder em insurtechs na América Latina

De acordo com levantamento da Digital Insurance Latam feito em apoio com a seguradora Mapfre, o Brasil é o País da América Latina com a maior quantidade de insurtechs, empresas que usam tecnologia para entrar no mercado de seguros. São 206 empresas, contra 502 ao todo em toda a região. O segundo maior mercado é o do México, com 120 empresas, seguido por Uruguai, com 88, Argentina, com 80, e Colômbia, com 73. No caso brasileiro, iniciativas como o sandbox regulatório, ambiente experimental criado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) impulsionam as empresas. O número de empresas na região cresceu 5% entre o começo do ano passado e o início deste ano. Foram 70 insurtechs novas na América Latina apenas em 2024. Pela falta de financiamento, 45 morreram. Desde o pico de investimentos, em 2021, os aportes em insurtechs latino-americanas caíram 78%, de um pico de US$ 420 milhões para US$ 92 milhões no ano passado.

Boa parte desses investimentos aconteceu no Brasil, mercado em que os aportes são dominados por investidores locais. A Mapfre considera que há espaço para mais investimentos externos devido ao tamanho do mercado brasileiro, em especial do público de microempreendedores, que são o foco de boa parte das insurtechs, com produtos de baixo custo. Isso torna o Brasil naturalmente atrativo para os investimentos internacionais, a Espanha é o segundo maior investidor no Brasil. No País, metade das insurtechs são empresas que atuam na distribuição de seguros, um crescimento de 6% em relação a 2020. É uma tendência oposta à dos países vizinhos, em que as empresas que habilitam tecnologias para as seguradoras têm ganhado espaço. Neste ano, a tendência mais forte para o mercado é a de buscar novos canais de distribuição de seguros. Dois exemplos são os do Nubank, que vende seguros a partir de um acordo com a Chubb, e do Mercado Pago, que também tem distribuído apólices aos clientes. A seguradora Mapfre tem mais de 25 projetos de inovação no mercado brasileiro, com 15 insurtechs contratadas.

A empresa vê espaço para levar inovações a diferentes produtos, em especial o seguro rural, em que é líder de mercado através da Brasilseg. A Mapfre Brasil afirmou que a empresa vê o potencial de utilizar a tecnologia para melhorar os processos de análise e aceitação de seguros em especial no rural. Como um ecossistema tão potente, não é possível não poder evoluir a expertise de subscrição. É necessário garantir, por exemplo, que não se perca um cliente por uma subscrição malfeita. A Mapfre é sócia da BB Seguros na Brasilseg, seguradora que é líder de mercado no seguro rural no País. A companhia busca parcerias que ajudem a ampliar a distribuição de seguros através de canais não tradicionais. Um exemplo é a venda de seguro automotivo através das tags da Sem Parar. A Mapfre considera que a inovação no setor não pode ser apenas pela busca por redução de custos. Não se pode utilizar as ferramentas trazidas pela tecnologia somente para gerar eficiência. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.