ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

26/Feb/2025

EUA reitera ameaças tarifárias ao México e Canadá

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que as tarifas sobre importações do México e do Canadá "irão adiante" quando um adiamento de 30 dias expirar na semana que vem. A notícia, que veio nos últimos 40 minutos de negociação na segunda-feira (24/02), arrastou o S&P 500 para baixo. Esse é o primeiro dos quatro prazos tarifários iminentes de Donald Trump nas próximas seis semanas. Ele voltou a afirmar que os Estados Unidos "foram aproveitados" por parceiros comerciais, mas que pretende "ganhar muito território". Se confirmadas, as tarifas devem entrar em vigor a partir do dia 4 de março, quando expira o prolongamento do prazo.

As tarifas incluem taxas de 25% sobre todas as importações mexicanas e canadenses, com uma exceção apenas da tarifa de 10% das importações de energia do Canadá. O conselheiro sênior para o comércio da Casa Branca, Peter Navarro, afirmou que as tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre o México e o Canadá "ainda estão em negociação". Segundo ele, Donald Trump seguirá com a imposição de tarifas na próxima semana, quando a pausa de 30 dias na política tarifária se encerra, caso não haja progresso nas conversas. Navarro também revelou que os Estados Unidos devem implementar tarifas recíprocas sobre serviços digitais, mas não forneceu mais detalhes sobre a medida.

Os Estados Unidos buscam igualdade nos acordos comerciais com as tarifas. Donald Trump quer reestruturar toda a estrutura comercial global com essas políticas. A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou nesta terça-feira (25/02) que espera chegar a um acordo com os Estados Unidos até 4 de março, data em que vence a suspensão das tarifas impostas pelo presidente Donald Trump. Ela disse que pretende realizar uma nova chamada com Trump nos próximos dias para fechar os detalhes da negociação. Sheinbaum minimizou o impacto da política tarifária dos Estados Unidos sobre o comércio bilateral, destacando que não há tarifas entre os dois países no momento. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.