21/Feb/2025
Na quarta-feira (19/02), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniu-se com representantes da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) para debater o evento preparatório da Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP30), o Action Agenda on Regenerative Landscapes (AARL) Brazil Summit, co-organizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) e Boston Consulting Group (BCG). Com o tema “Escalando Agricultura Regenerativa em Paisagens no Cerrado Brasileiro”, o evento ocorrerá nos dias 15 e 16 de abril deste ano no município de Luís Eduardo Magalhães (BA).
O objetivo é debater políticas sobre investimentos para a recuperação de áreas degradadas e expansão da agricultura regenerativa no Cerrado Brasileiro, cujos resultados serão apresentados na COP30, em novembro deste ano. Esses eventos preparatórios ajudarão a estruturar as pautas que levaremos para a COP30. A ideia é mostrar a evolução da agropecuária brasileira com sustentabilidade durante os debates. É a oportunidade de mostrar ao mundo como é a ecologia brasileira, destacou o ministro Fávaro durante a reunião. Outro assunto debatido foi a elaboração do Plano Safra 2025/2026 em relação aos produtores de cacau, para estimular o crescimento da produção brasileira, além do monitoramento e mapeamento do potencial de áreas irrigáveis no estado da Bahia.
A Aiba ressaltou a eficiência dos produtores brasileiros na produção agropecuária, destacando a Plataforma Agro Brasil + Sustentável, que possibilita o reconhecimento da adequação à legislação ambiental e traz oportunidades comerciais aos produtores. A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), mais conhecida como COP30, é um encontro global anual que reúne líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil para discutir ações no combate às mudanças climáticas. É considerado o principal evento sobre o tema no mundo. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.