ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

20/Jan/2025

União Europeia e México: novo acordo comercial

A União Europeia e o México asseguraram um novo acordo comercial, na sexta-feira (17/01), antes da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que ameaçou ambas as regiões com tarifas pesadas sobre as exportações. O acordo, que ainda precisa de ser aprovado pelos governos de ambos os lados, permitiria ao México eliminar as elevadas tarifas que impõe aos produtos da União Europeia, como o queijo e o vinho.

O acordo visa aumentar as exportações europeias em áreas-chave como os serviços financeiros e o comércio eletrônico, reforçar a cadeia de abastecimento de matérias-primas essenciais e incentivar o investimento da União Europeia no México. Também dará às empresas da União Europeia acesso a contratos governamentais mexicanos e vice-versa. "A UE e o México já são parceiros de confiança. Agora, queremos aprofundar ainda mais a nossa cooperação, beneficiando fortemente a nossa população e economias", afirmou Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.

Ela acrescentou que os exportadores, como os agricultores e as empresas alimentícias, beneficiarão de novas oportunidades de negócios ao abrigo do acordo. “Este acordo histórico prova que o comércio aberto e baseado em regras pode contribuir para a nossa prosperidade e segurança econômica, bem como para a ação climática e o desenvolvimento sustentável”, afirmou. O México é o segundo maior parceiro comercial da União Europeia na América Latina.

O comércio de bens entre a União Europeia e o México atingiu 82 bilhões de euros (US$ 84,39 bilhões) em 2023. Ambas as regiões estão a atualizando um acordo comercial anterior de 2000. Uma vasta gama de mercadorias ficará isenta de impostos ao abrigo do novo acordo, principalmente nos setores agrícola e alimentício. O acordo também contém disposições para salvaguardar as indicações geográficas, uma proteção legal concedida a produtos como o presunto de Parma e o champanhe. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.