ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

17/Jan/2025

RJs no setor agrícola deverão continuar em 2025

Segundo a Agroconsult, as recuperações judiciais no setor agrícola devem continuar em 2025, com uma distribuição mais pulverizada entre as regiões produtoras. O cenário é pressionado pelos juros elevados, que devem chegar até 15% no fim do ano, segundo projeções do relatório Focus. O que mudou é que o custo de capital subiu demais. Para quem está com uma alavancagem muito alta e uma baixa capacidade de gerar caixa, vai deflagrar novas situações de recuperação judicial.

Diferente de 2024, quando as recuperações judiciais foram impulsionadas pela quebra de safra, especialmente em Mato Grosso, o novo ciclo deve refletir problemas financeiros acumulados. Muitos ficaram com o problema de 2024 para ser resolvido em 2025, e não foi criada a condição de mercado ou de rentabilidade suficiente para resolver o problema lá de trás. A expectativa anterior era de uma redução nas taxas de juros ao longo de 2024, o que facilitaria as renegociações de dívidas. A trajetória que se imaginava o ano passado, quando ocorreram as recuperações judiciais, era que no final de 2024 a taxa de juros já estaria reduzindo.

O custo de capital estaria caindo. Mas, o que aconteceu foi o contrário. É difícil projetar se o número de RJs será maior ou menor que em 2024, mas haverá continuidade do processo. A margem que está sendo gerada não é suficiente para resolver os problemas que já existiam e foram agravados pela alta da taxa de juros. Será mais pulverizado, com empresas que já vêm carregando situações mais complexas. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.