18/Dec/2024
Segundo o Mastercard Economics Institute (MEI), os consumidores de países em que o cenário econômico para o ano que vem é mais incerto têm concentrado mais seus gastos em bens essenciais. Essa lógica se aplica ao Brasil, que vive um cenário de alta dos juros. Isso está acontecendo no Brasil, no México, no Peru, em que o ambiente de incerteza com políticas públicas tem gerado contração. O consumo privado no País deve passar de um crescimento de 4%, visto ao longo deste ano, para 2% no ano que vem, em uma desaceleração de maior magnitude que a do PIB.
Além disso, em países da América Latina em que o gasto fiscal subiu, 2025 deve ser um ano de frenagem. Nos países em que o crescimento é mais robusto, a lógica é a oposta. Nos países com um crescimento mais estável e robusto, os consumidores estão se movendo para um gasto similar ao do pré-Covid, um gasto mais discricionário. No ano que vem, o MEI estima que países como Estados Unidos e Índia e a região do Oriente Médio devem se destacar em crescimento globalmente. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.