03/Dec/2024
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas entre a média e acima da média em dezembro em grande parte da Região Norte, no nordeste de Mato Grosso, em São Paulo, no sul de Minas Gerais e no oeste do Piauí. A previsão indica chuvas concentradas desde a faixa Norte até a Região Sudeste do País neste mês. Em contrapartida, as precipitações na Região Sul tendem a ficar abaixo da média, com exceção de áreas no leste de Santa Catarina e no norte do Paraná, onde os acumulados poderão ficar na normalidade ou acima da média. Para o centro-leste da Região Nordeste, a previsão é de precipitação dentro da normalidade, exceto em áreas da Bahia, Maranhão e sul do Piauí, onde os volumes de chuva devem ficar abaixo da média, com volumes inferiores a 200 milímetros.
No centro-norte de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Mato Grosso do Sul, as chuvas deverão variar entre próximas e abaixo da média histórica. O prognóstico climático aponta para continuidade de chuvas mais regulares e bem distribuídas nas áreas em produção de grãos da Região Norte, favorecendo a semeadura e o desenvolvimento das lavouras. No Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), a previsão é de menores volumes de chuva, porém, suficientes para a manutenção da umidade do solo. Nas Regiões Centro-Oeste e Sudeste, as chuvas mais regulares previstas com consequente aumento da umidade do solo devem favorecer o desenvolvimento dos cultivos de 1ª safra.
Já algumas áreas podem ser afetadas pela má distribuição das chuvas, como o sudoeste de Mato Grosso, sul de Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo e norte de Minas Gerais. Na Região Sul, a perspectiva de chuvas próximas à média histórica manterá os níveis de umidade no solo elevados, beneficiando a semeadura e o desenvolvimento dos cultivos de 1ª safra. Algumas áreas do sul do Rio Grande do Sul e noroeste do Paraná, podem ter volumes mais baixos de chuva e redução da umidade do solo. As temperaturas devem ficar acima da média em grande parte do País ao longo deste mês, com possibilidade de ocorrência de alguns dias de calor em excesso, principalmente na Região Norte, onde as temperaturas médias do ar podem ultrapassar os 28ºC. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.