28/Nov/2024
Uma pesquisa internacional conduzida pela Sodexo em parceria com o Instituto Harris Interactive destaca que a percepção positiva sobre a alimentação sustentável se consolidou em 74% nos países pesquisados e em um nível mais elevado no Brasil, em 91%, um resultado parecido ao de 2023, quando havia sido de 75% e 90%, respectivamente. Assim, os brasileiros enxergam a alimentação sustentável de forma mais positiva do que a média global. Há, porém, menos entusiasmo com a alimentação sustentável, com o índice de respostas "muito positivas" a respeito dela tendo caído de 38% para 44% globalmente e de 72% para 65% no Brasil. A Food Barometer 2024, realizada em cinco países (França, Reino Unido, Estados Unidos, Brasil e Índia) entrevistou 7,3 mil pessoas. Além disso, os desafios permanecem.
Globalmente, o preço e o sabor são os principais critérios na escolha da alimentação, apontados por 73% e 61% dos entrevistados, respectivamente, seguidos por valor nutricional (50%) e ingredientes (48%). O impacto ambiental é citado por apenas 27% dos participantes. Um contexto inflacionário sustentado que coloca as preocupações ambientais em segundo plano e reforça o preço como o elemento principal de escolha. O índice de pessoas engajadas com alimentação sustentável é de 42% e chega a 51% no Brasil. Esse perfil é composto por mais pessoas entre 25 e 44 anos, um pouco mais de classe alta e alta renda e mais pessoas com crianças. Elas consomem uma grande variedade de produtos e já adotaram muitas práticas sustentáveis no seu dia a dia e no que diz respeito ao desperdício de alimentos.
A pesquisa foi realizada entre junho e julho de 2024. Pelo segundo ano consecutivo, percebe-se um desejo cada vez maior dos brasileiros por uma alimentação mais sustentável, se comparado a outros países que participaram desta edição. A pesquisa é um chamado à ação e à responsabilidade das empresas. A Food Barometer também indica, que 43% dos entrevistados globalmente esperam que os agricultores liderem a transição para dietas mais sustentáveis. A indústria agroalimentar é citada por 38% dos participantes, os cidadãos por 34% e a indústria de food service por 29% dos participantes. Segundo os participantes, as prioridades devem ser ações como a redução do desperdício (50%), uso de produtos locais (41%) e ingredientes de práticas agrícolas sustentáveis (40%). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.