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28/Nov/2024

Brasil reagirá a campanhas contra imagem do Agro

O Ministério da Agricultura e o das Relações Exteriores (MRE) afirmaram, em nota conjunta, que o governo brasileiro se manterá vigilante na defesa da imagem do País e da sua produção. O posicionamento ocorre após declaração do CEO global do Carrefour, Alexandre Bompard, de que as unidades francesas suspenderam a compra de carne do Mercosul, sugerindo que o produto não atende aos padrões europeus, e de sua retratação em carta ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro. Os ministérios afirmam que a declaração de Bompard contém desinformação e ataca a qualidade de produtos brasileiros.

"O Brasil ressalta a importância da parceria estratégica, dos fluxos de comércio e dos laços históricos que mantém com o continente europeu de maneira geral e com a França em particular. Não obstante, voltará a reagir com firmeza contra qualquer nova campanha que tenha como alvo a imagem de produtos brasileiros, em especial do agronegócio, cujos padrões de excelência ao longo de toda a cadeia produtiva são reconhecidos em todo o mundo", defenderam as Pastas. Os ministérios destacaram que o Brasil é protagonista no mercado global de alimentos com produtos competitivos, sustentáveis e de alta qualidade e rigor sanitário.

Graças a essas características e à capacidade de atender plenamente às exigências e controles sanitários de mais de 160 países, incluindo os rigorosos controles da União Europeia, a produção brasileira também superará, como superou no passado, as atuais manifestações protecionistas baseadas em campanhas generalizadas sem qualquer base nos fatos e no sistemático ataque à imagem de produtos concorrentes, ressaltaram os ministérios. Por fim, os ministérios criticaram decisões de empresas externas, classificando-as de infundadas, de interromper compras de produtos da agropecuária nacional.

O governo brasileiro espera que as empresas que anunciaram boicotes a produtos brasileiros revertam essas decisões infundadas e que todos os atores que tenham contribuído para essa campanha de desinformação tenham presentes as consequências negativas de seus atos e levem em conta o grave impacto que poderão ter para as suas relações com o Brasil, que devem permanecer mutuamente benéficas e sempre pautadas pelo respeito e pela lealdade. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.