ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

28/Nov/2024

CAR: ferramenta facilita inspeção de conformidade

Uma ferramenta desenvolvida pela Agrotools em parceria com a ONG Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) promete facilitar a vida de quem precisa averiguar a conformidade ambiental de propriedades inseridas no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Isso se refere, por exemplo, a instituições financeiras interessadas na concessão de crédito rural até frigoríficos de bovinos que queiram apurar se há, na propriedade pecuária da qual eles pretendem adquirir os animais, algum problema socioambiental. E também pode servir como uma ferramenta adicional para que o poder público acelere a análise e validação dos mais de 7 milhões de CARs que constam na base de dados do Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) e que até agora não foram verificados. Apenas 1% deles passou por este processo até agora. O novo produto, o ScoreCAR, trabalha com dados compilados de sete anos para cá, para gerar uma avaliação precisa da confiabilidade das propriedades rurais no que diz respeito ao CAR.

Ou seja, apura se as informações constantes no cadastro, que é autodeclaratório, são consistentes, corretas, e se a propriedade rural não corre o risco, por exemplo, de ter desmatado áreas de forma irregular nesse período, mesmo que tenha mudado o número do CAR, o que pode ocorrer. A análise considera critérios como sobreposições territoriais, alterações na área e maturidade dos dados, garantindo mais transparência e segurança. Para dar conta de toda essa análise, o ScoreCAR é uma API (Application Programming Interface) ou interface de programação de aplicações, que permite que diferentes softwares ou sistemas se comuniquem entre si. A tecnologia utiliza um algoritmo avançado com inteligência artificial, machine learning, algoritmos de reconhecimento territorial e outras tecnologias para gerar uma avaliação precisa da confiabilidade das propriedades rurais. Ao longo de sete anos podem ocorrer várias mudanças na mesma propriedade rural, inclusive o cancelamento do CAR e o registro, no Sicar, de um novo CAR sobre a mesma área. Apenas a última variação do CAR fica registrada.

Assim, mesmo sendo uma plataforma de acesso público, não é possível ao interessado depurar, ao longo dos anos, quais alterações ocorreram naquele perímetro. Com o ScoreCAR é possível detectar isso. Supondo que, pelo ScoreCAR, uma instituição financeira tenha verificado que a área que busca crédito rural nunca sofreu nenhuma alteração. A propriedade que declarou aquele CAR tem a mesma área, não teve nenhum problema socioambiental, não tem embargos, não tem sobreposição a área indígena, está encaixada no lugar dela. Para o ScoreCAR essa propriedade é considerada 'confiável'. Já, ao contrário, se a área sofreu muitas modificações, fez vários registros de CAR para a mesma propriedade, tem algum embargo nesse período, então ela é classificada como "não confiável" no Score CAR. O algoritmo tem condições de depurar também a quantidade de alterações que a área teve ao longo desse período. Quanto mais alterações, de sete anos para cá, mais apurada a avaliação deve ser, já que há mais risco de problemas em um CAR muito alterado do que em um que não sofreu alterações.

A resposta é praticamente instantânea após a consulta. Para o poder público, sobretudo os Estados, que são responsáveis pela análise e validação do CAR, o ScoreCAR pode facilitar esse processo, ao conseguir separar propriedades "confiáveis" de "não confiáveis". Entretanto, a Agrotools ainda não ofereceu a ferramenta a instituições públicas. Como foi lançado nesta quarta-feira (27/11), inicialmente foram separados alguns clientes internos, que olham para a gestão de risco de suas carteiras. Está sendo rodado o sistema para esses clientes. Após o lançamento, será feita uma campanha para fora. Toda empresa que usa o sistema Agrotools de gestão territorial, entre outras finalidades, é foco do ScoreCAR. Atualmente, a empresa detém a gestão de cerca de 4,5 milhões de "territórios rurais", que podem ser fazendas, glebas beneficiadas com recursos obrigatórios, arrendamentos, área relacionada a uma CPR, entre outras variações.

Em resumo, o território rural é um pedaço de terra onde ocorre alguma coisa ligada ao agronegócio e eu obtenho alguma informação dessa área. Do Imaflora, a Agrotools lançou mão do Atlas Rural para criar uma grande estrutura de dados que pode contar a linha de vida do CAR. E no Sicar, se cancelar um CAR e registrar outro, o CAR antigo não aparece. Com a ferramenta, a Agrotools espera sanar um pouco a "vulnerabilidade" do CAR, que ainda carece de validação e análise, por ser autodeclaratório. O CAR só deixará essa vulnerabilidade depois de analisado e validado. Mas isso ainda depende dos Estados, que, como reza o Código Florestal, são responsáveis por esta parte. Sem a análise e validação, fica todos ficam “com a pulga atrás da orelha”, se o que foi declarado no CAR é real ou não. Por isso, o ScoreCAR contribuirá para melhorar a gestão desses dados do Sicar e depurar a confiabilidade ou não dos cadastros do Sicar. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.