ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

25/Nov/2024

Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) realizam, entre os dias 25 e 29 de novembro, o “Encontro Nacional do Agro e dos Adidos Agrícolas”. O encontro vai reunir 40 Adidos Agrícolas brasileiros, 12 representantes dos Escritórios Apex (EA) nacionais e no exterior e 35 representantes de entidades do agronegócio brasileiro com foco em estreitar as relações e ampliar as exportações. O evento contará também com a participação dos Ministérios da Pesca e Aquicultura (MPA); do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA); das Relações Exteriores (MRE) e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). A programação contempla painéis técnicos e rodadas de alinhamento. O encontro é a oportunidade mais importante do ano para tratar dos interesses dos setores com foco nos mercados internacionais.

Com previsão de mais de 500 reuniões, o evento visa estreitar relações entre instituições governamentais, adidos agrícolas, equipes técnicas e setores produtivos de alimentos e bebidas para contribuir com o aumento das exportações brasileiras e o acesso aos mercados internacionais de forma ainda mais eficiente. O painel de boas-vindas ocorre nesta segunda-feira (25/11), às 9h, e contará com participação da diretora de Negócios da ApexBrasil, Ana Repezza; do secretário de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura e Pecuária, Luis Rua; da secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Tatiana Prazeres; e do diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura do Ministério das Relações Exteriores (MRE), Alex Giacomelli. A solenidade de abertura oficial está marcada para 17h.

Para o evento, foram convidados o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana; o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira; o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula; e o secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura do MRE, Laudemar de Aguiar Neto. Durante a cerimônia de abertura, também haverá o lançamento do programa ExportaAgro, uma ferramenta que oferece aos empresários um calendário unificado de eventos internacionais organizados pelas principais instituições governamentais. O portal reunirá ações da ApexBrasil e dos ministérios da Agricultura e Pecuária, da Pesca e Aquicultura, do Desenvolvimento Agrário, das Relações Exteriores, e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Serão disponibilizados mais de 40 eventos e quase duas mil vagas para empresas, cooperativas e produtores rurais de todos os portes, garantindo participação nos mais importantes eventos mundiais. Além dos 29 adidos agrícolas brasileiros em missão, estarão presentes no evento os adidos recém designados para atuar nas 11 novas adidâncias agrícolas que serão inauguradas ainda este ano.

O Brasil passará a contar com novos adidos na Argélia, Bangladesh, Chile, Costa Rica, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Filipinas, Irã, Malásia, Nigéria e Turquia, além dos que já atuam na África do Sul, Alemanha, Angola, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China (dois adidos), Colômbia, Coreia do Sul, Egito, Estados Unidos da América, França (Delegação do Brasil junto às Organizações Internacionais Econômicas Sediadas na França), Índia, Indonésia, Itália (Delegação Permanente do Brasil junto à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura e aos Organismos Internacionais), Japão, Marrocos, México, Suíça (Delegação do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio e outras organizações econômicas em Genebra), Peru, Reino Unido, Rússia, Singapura, Tailândia, Bélgica (Missão do Brasil junto à União Europeia em Bruxelas, dois adidos) e Vietnã. Sob a gestão do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o Brasil já abriu 281 novos mercados em mais de 61 países. Nesse sentido, as novas adidâncias agrícolas irão colaborar identificando oportunidades, desafios e possibilidades de cooperação com outros países, auxiliando na abertura, manutenção e ampliação de mercados para o setor. Fonte: Ministério da Agricultura. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.