ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

19/Nov/2024

Florestas Plantadas: mitigação de mudança climática

O relatório do IBÁ (Indústria Brasileira de Árvores) referente a 2023 mostra a importância desse setor estratégico do agronegócio brasileiro para a geração de empregos e renda no País, mas também sua importante contribuição para a mitigação das mudanças climáticas. Os números impressionam. Em 2023 a área plantada com florestas para fins industriais ultrapassou 10 milhões de hectares pela primeira vez na história, chegando a 10,2 milhões. Plantando 1,8 milhão de árvores por dia, o setor ainda se responsabiliza pela preservação de 6,91 milhões de hectares de matas nativas, o que equivale a uma área maior que o Estado do Rio de Janeiro.

Juntando as áreas plantadas e as conservadas, são nelas estocadas 4,92 bilhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente, um dado relevante para melhorar as emissões de gases de efeito estufa responsáveis pelo aquecimento global. Dentre as espécies cultivadas, o eucalipto ocupa 76% da área e os pinus outros 19%. Teca, seringueira, acácia, araucária e outras espécies completam o panorama todo. A Região Sudeste representa 44% da área plantada, seguida pelo Centro-Oeste, com 29%, pelo Sul com 18% e Nordeste com 13%. A Região Norte ocupa apenas 5% do total. A tecnologia industrial vem se desenvolvendo de maneira a reduzir a demanda de energia vinda de recursos fósseis, e hoje 87% da energia consumida vem de fontes renováveis.

O setor gera 2,9 milhões de empregos diretos e indiretos, produzindo mais de 5.000 itens: livros, cadernos, roupas, celulose, papelão, embalagem, papel higiênico, fraldas, painéis de madeira, pisos laminados, móveis de madeira, e uma enorme quantidade de produtos na indústria têxtil, na farmacêutica, na alimentícia, em cosméticos, na óbvia bioenergia e muitos mais. A indústria exportou em 2023 cerca de 12,7 bilhões de dólares, sendo a maior exportadora de celulose do mundo, com mais de 18 milhões de toneladas. No ano passado, a indústria colocou no mercado doméstico 7,1 milhões de metros cúbicos de painéis de madeira, e mais de 10 milhões de metros cúbicos de pisos laminados.

Uma curiosidade: nas áreas conservadas e plantadas foram levantadas cerca de 8.310 espécies de flora, fauna, incluídos invertebrados e fungos, distribuídos nos nossos 5 biomas (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa). Um tema notável tem a ver com a reciclagem de materiais. Em 2023 foram coletados 4,3 milhões de toneladas de aparas de madeira, uma reciclagem de 58,1%! No caso de aparas de papéis para embalagem o papel-cartão, a reciclagem vai a 64%! Outro importante dado: 38% dos 10,2 milhões de hectares da área plantada pertencem a produtores independentes, e 8% a investidores. E 54% da área é de produtores industriais de celulose, papel, pisos laminados, carvão e madeira serrada.

No ano passado, as indústrias ligadas ao IBÁ destinaram 122 milhões de reais a projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação, num total de 735 iniciativas. Com isto, o setor se desenvolve com competitividade internacional, sendo forte indutor de uma tecnologia agropecuária chamada integração/lavoura/pecuária/floresta, lançada em 2005 pela Embrapa e que já incorpora uma área superior a 10 milhões de hectares. É, enfim, um setor moderno e eficiente, gerando empregos, renda, saldos comerciais e uma relevante ação mitigadora das mudanças climáticas. Fonte: Roberto Rodrigues. Broadcast Agro.