ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

18/Nov/2024

América Latina: tensões são riscos para exportação

Segundo o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a América Latina e Caribe enfrentam um cenário externo caracterizado por alta incerteza e riscos de queda consistentes de exportações, associados a tensões geopolíticas, ressurgimento de políticas industriais e do protecionismo, impacto das mudanças climáticas e condições macroeconômicas ainda desafiadoras, que poderiam reprimir a demanda externa e acentuar a volatilidade dos preços das commodities. Em nível regional, o valor das exportações de bens da América Latina e do Caribe cresceu 3,2% em relação ao ano anterior no primeiro semestre de 2024, após cair 1,6% em 2023.

A melhoria é resultado da aceleração do aumento das quantidades exportadas e da estabilização dos preços em relação ao ano anterior. De acordo com a nova edição do Monitor de Comércio e Integração "Desafiar a Tendência: O Potencial dos Serviços Baseados no Conhecimento", as exportações de serviços experimentaram uma leve desaceleração no primeiro trimestre de 2024, com um aumento de 9,5% em comparação com o ritmo médio de 12,2% em 2023, embora tenham continuado a crescer a uma taxa superior à média global de 7,1%.

Após a recuperação pós-pandemia, as exportações de bens da América Latina e do Caribe retomaram uma trajetória de baixo crescimento, em um contexto de maior fragmentação global e alta volatilidade de preços, enquanto os serviços se destacam por sua resiliência e dinamismo. A redução das vendas intrarregionais (-4,5%) neutralizou parcialmente o aumento das exportações para o resto do mundo (4,1%) e a participação do comércio intrarregional diminuiu, situando-se em 13,7% do total, aponta a análise. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.