ANÁLISES

AGRO


SOJA


MILHO


ARROZ


ALGODÃO


TRIGO


FEIJÃO


CANA


CAFÉ


CARNES


FLV


INSUMOS

08/Nov/2024

Tocantins no pacto contra desmate ilegal no Cerrado

O governo de Tocantins assinou na quarta-feira (06/11) acordo para prevenção e controle do desmatamento ilegal e de incêndios florestais no bioma Cerrado dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia (Matopiba). O acordo entre os Estados do Matopiba e governo federal firma o compromisso conjunto da adoção de medidas de combate ao desmatamento ilegal na região, para preservação do Cerrado.

As ações integradas entre o governo estadual e federal serão intensificadas e, com isso, haverá mais força para combater o desmatamento ilegal no Estado. O 2º Boletim de Desmatamento registrou neste mês redução de 85% do desmatamento no bioma Cerrado, comparado ao mesmo período do ano passado e que nos últimos cinco meses a queda foi de 44,3% no bioma do território do Estado. Do total de ocorrências, o sistema do Centro de Inteligência Geográfica em Gestão do Meio Ambiente (Cigma) identificou que, em média, 70% do desmatamento foi legal e outros 30% se trata de desmatamento ilegal.

O governo federal anunciou uma redução de 25,7% na supressão de áreas de vegetação nativa no bioma Cerrado, marcando a primeira queda do desmatamento em cinco anos. De acordo com o Inpe, de agosto de 2023 a julho de 2024, a região do Matopiba também registrou queda de desmatamento: caiu 76,4% de agosto do ano passado a julho deste ano na Bahia (63,3%), Maranhão (15,1%), Piauí (10,01%) e Tocantins (9,6%). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.