05/Nov/2024
O consumidor brasileiro considera a qualidade o principal atributo para avaliar bem uma marca, mas o que mais prejudica a sua percepção sobre empresas ou produtos está relacionado ao fato de não seguirem os preceitos ESG (questões ambientais, sociais e de governança). Pesquisa que ouviu 2.006 brasileiros, com idade a partir de 16 anos e de todas as Unidades da Federação, mostra que para 29% dos entrevistados a qualidade do produto ou serviço é o principal atributo de uma marca, e 26% citaram o seu impacto positivo na economia do País. O conceito de ESG apareceu em terceiro lugar, citado como referência por 19% dos consumidores. Quando a pergunta é a invertida, a fim de avaliar o que mais influencia para que uma empresa seja mal vista, o desrespeito aos princípios de ESG passa à primeira posição, apontado por 26% dos entrevistados.
O estudo foi realizado pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados, ligado ao grupo de comunicação FSB Holding. Com o ESG aparecendo em terceiro como principal motivo para se enxergar uma marca positivamente, poderia se pensar que esse assunto não importa. Mas, o consumidor já está um passo além disso. Tanto o ESG importa como é o mais citado como o que mais machuca uma marca. O consumidor está dando o recado de que ESG é uma condição mínima. A empresa tem de estar preocupada em seguir esses preceitos, tem de ser correta e respeitar as leis, mas isso não vai garantir que ela seja bem avaliada. Dentro dos princípios que compõem o conceito ESG, citado por 26% como o fator que mais traz reputação negativa às marcas, o ponto de maior peso nessa avaliação ficou com a governança, mencionada por 13% dos entrevistados, seguida pelas questões sociais, com 8%, e os aspectos ambientais, com 5%.
A governança tem relação com não se envolver em casos de corrupção. Esse tema aparece forte agora, após a Operação Lava Jato e está precificado para o consumidor que responsabilidade nessa questão é condição sine qua non. O estudo mostrou ainda que a família é o que mais influencia o consumidor brasileiro a formar opinião sobre uma marca ou empresa. Os meios de comunicação tradicionais, porém, lideraram quanto ao grau de confiança das informações sobre as empresas veiculada em diferentes meios, bem à frente dos meios de conteúdos digitais. Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.