05/Nov/2024
Segundo pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), o Pix superou o cartão de crédito e se tornou a forma de pagamento mais empregada no comércio online. O dado é um recorte de uma pesquisa maior, denominada TIC Domicílios, que traça um retrato da conectividade entre os brasileiros. Em relação ao Pix, 84% das pessoas consultadas disseram usar esse meio de pagamento no ambiente digital, enquanto 67% declararam usar o cartão de crédito; uma mesma pessoa pode usar mais de uma forma de pagamento para fazer compras online. Embora a pesquisa seja anual, a sondagem sobre o comportamento dos brasileiros em relação ao comércio eletrônico é feita de dois em dois anos.
Em relação a 2022, houve evolução de 18% entre aqueles que usam o Pix. Neste ano, a pesquisa destaca o crescimento do Pix como forma de pagamento das compras realizadas pela internet, puxado pelas classes sociais D e E, com menor acesso ao cartão de crédito. Os maiores aumentos no pagamento por Pix ocorreram entre as classes B (de 63% para 82%), C (de 68% para 86%) e D/E (de 60% para 78%). Os pagamentos feitos por boletos bancários caíram quase pela metade, de 43% em 2022 para 24% em 2024, diferença de 19%, segundo o Cetic.br. Segundo o estudo, o grupo de roupas, calçados e material esportivo foi o que teve maior crescimento nas compras online. Enquanto em 2022 eles representavam 64% das compras, agora somam 71%. Em segundo lugar aparecem cosméticos e itens de higiene pessoal, que somam 41% (em 2022, respondiam por 34%). Fonte: Broadcast Agro. Adaptado por Cogo Inteligência em Agronegócio.